segunda-feira, 19 de abril de 2010

Papa chora em encontro com vítimas de abuso

Folha de S. Paulo - 19/04/2010

DA REDAÇÃO
O papa Bento 16 rezou e chorou ontem com oito vítimas de abuso sexual cometidos por padres católicos, em Malta, e prometeu que a igreja está fazendo "tudo o que está em seu alcance" para levar a julgamento os responsáveis e "proteger os jovens", anunciou o Vaticano.
"Foi emocionante. Todos choraram", afirmou Lawrence Grech, uma vítima hoje com 37 anos, após ter participado do encontro com o papa, em seu último dia de visita à ilha.
O encontro, anunciado somente após seu encerramento, foi o primeiro gesto de Bento 16 desde que a recente onda de escândalos de pedofilia tomou conta da Igreja Católica. O papa já havia se encontrado com vítimas de abusos em ao menos outras duas ocasiões: nos EUA e na Austrália, ambos em 2008.
Segundo o Vaticano, o papa "rezou com eles [...], ficou profundamente emocionado com suas histórias e expressou vergonha por aquilo que as vítimas e suas famílias sofreram".
"Perdi minha fé nos últimos 20 anos", disse Grech. "Eu lhe disse: "Você não pode preencher o vazio, preencher o que os padres tiraram de mim quando eu era jovem. Esta experiência [de encontrar o papa] irá mudar minha vida. Agora posso dizer à minha filha: "Eu acredito'", concluiu, em lágrimas.
O grupo baseado nos EUA Snap (Rede dos Sobreviventes de Abusos por Padres) criticou o Vaticano por afirmar que está fazendo tudo em seu alcance contra os abusos sexuais.
"É fácil prometer, difícil é entregar, especialmente em uma monarquia antiga, rígida, evasiva e inteiramente masculina", disse o porta-voz Peter Isely.

Nenhum comentário:

Postar um comentário