quarta-feira, 28 de abril de 2010

Celibato é discutível

Correio Braziliense - 28/04/2010

Celibato é discutível
Depois de relacionar pedofilia à homossexualidade, o cardeal Tarcisio Bertone, o número dois do Vaticano, deu ontem mais uma declaração que pode render polêmica. “O celibato não é intocável”, afirmou o religioso em uma entrevista à televisão pública catalã TV3, acrescentando que “existem igrejas orientais e também católicas que têm padres casados”. Assinalou, entretanto, que no catolicismo o celibato é uma tradição positiva e frutífera. “A não observância do celibato, que leva a graves riscos, e tem consequências que, depois, são muito dolorosas e prejudiciais”, destacou o secretário de Estado do Vaticano em visita oficial a Barcelona. Em uma entrevista ao jornal La Vanguardia, Bertone disse no domingo que a proliferação de escândalos de pedofilia entre os religiosos católicos não tem uma relação direta com o celibato dos padres.

PARLAMENTO DA UCRÂNIA
Guerra de ovosDurante uma sessão tensa, que provocou violentos incidentes entre deputados os e grandes protestos nas ruas de Kiev, o Parlamento da Ucrânia aprovou ontem, com os votos de 236 dos 450 representantes (10 a mais que o necessário), um polêmico acordo sobre a permanência da frota militar russa na Crimeia., na costa do Mar Negro, até 2042. Na Duma, a Câmara Baixa russa, o acordo foi aprovado por unanimidade: 410 deputados votaram a favor e nenhum contra. O texto deve ser votado na quarta-feira pelo Conselho da Federação, a Câmara Alta. No fim da sessão, o presidente da Câmara dos Deputados da Ucrânia, Volodimir Litvin, foi atacado por ovos. Ele encerrou a votação protegido por dois guarda-chuvas abertos por assessores.

MALCOLM X
Assassino está livreDepois de passar mais de quatro décadas na prisão, Thomas Hagan, assassino do ativista dos direitos dos negros Malcolm X, ganhou ontem liberdade condicional. De acordo com Linda Foglia, porta-voz do departamento de serviços penitenciários de Nova York, ele ainda deverá passar duas noites por semana numa prisão comum, em Manhattan. Malcolm X, um dos mais carismáticos líderes negros dos Estados Unidos, foi morto a tiros em Nova York durante um discurso, em 21 de fevereiro de 1965, no Harlem. Recebeu 13 tiros, na frente da mulher, Betty, que estava grávida, e de suas quatro filhas. Enquanto Martin Luther King apostava em uma resistência pacífica como arma para enfrentar o racismo, Malcolm X defendia a separação das raças, a independência econômica e a criação de um Estado autônomo para os negros. Viajava pelos principais estados americanos para pregar suas ideias.

EM PARIS
Noriega encarcerado
A justiça francesa ordenou ontem a prisão preventiva do general panamenho Manuel Noriega, extraditado dos Estados Unidos, enquanto aguarda julgamento, em Paris. Ele é acusado de lavagem de dinheiro proveniente do narcotráfico. O juiz que presidiu a audiência pública no Palácio de Justiça da capital francesa considerou que a libertação de Noriega, de 76 anos, poderia resultar na fuga do ex-ditador. “A prisão preventiva é o único meio de mantê-lo à disposição da justiça”, explicou o juiz, que encaminhou Noriega para a prisão de Santé, no sul de Paris. Na decisão, foi feito um pedido às autoridades penitenciárias para que acompanhem o estado de saúde de Noriega, que disse sofrer de hipertensão. Os advogados Olivier Metzner e Yves Leberquier, defensores de Noriega, vão recorrer nos próximos dias.

ITÁLIA
O fantasma do VesúvioO despertar do vulcão Vesúvio, localizado em frente à baía de Nápoles e a nove quilômetros de distância da homônima cidade do sul da Itália, representa o “maior problema de segurança” do país, afirmou o diretor da Defesa Civil italiana, Guido Bertolaso. “Por enquanto o vulcão está tranquilo, mas sabemos que no dia em que despertar, a situação se tornará imediatamente dramática. Cidades inteiras estão aos pés do Vesúvio e podem ficar submersas em caso de erupção”, disse Bertolaso. Nas 18 cidades da região vulcânica vivem entre 500 mil e 650 mil pessoas. Alguns estudos sustentam que a próxima erupção poderia ser muito violenta e comparável à registrada em 1631, que deixou 4 mil mortos. A coluna de fumaça, lava e cinzas poderia alcançar 20km de altitude e afetar um raio de 25km, de acordo com o chefe da Defesa Civil, que se prepara para lidar com uma eventual catástrofe. As autoridades vêm estudando um plano de emergência, que incluiria, em caso de ameaça de erupção, a evacuação de 1 milhão de pessoas de Nápoles.

DECRETO PALESTINO
Produtos proibidos
O presidente palestino, Mahmud Abbas, assinou um decreto que proíbe a venda e qualquer tipo de negociação de produtos fabricados nas colônias judias da Cisjordânia ocupada. “Essa lei se depreende do fato de que as colônias são metástases no corpo da Palestina, que atacam o tecido, a terra e o destino do povo palestino”, afirmou, em um comunicado, Hasan al Auri, conselheiro de Abbas, acrescentando: “Por esse motivo, devemos lutar contra estas colônias com todos os meios a nossa disposição”. Quem for considerado culpado por negociar produtos saídos das colônias pode receber uma pena que vai de dois a cinco anos de prisão, além de uma multa de 16.000 euros (R$ 37,2 mil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário