sexta-feira, 14 de maio de 2010

Escravos de toda a vida

Ari Cunha - Visto, Lido e Ouvido - Ari Cunha
Correio Braziliense - 13/05/2010


Escravos de toda a vida


Comemoramos neste dia a libertação dos escravos. Da cidade de Redenção, no Ceará, saiu a primeira manifestação em favor dos cativos. Daí por diante, o catraieiro Dragão do Mar assumiu o fato de determinar que nenhum navio de escravos seria desembarcado no Ceará. A clandestinidade é normal pelos tempos. Em Pernambuco, começavam a chegar navios de escravos. A notícia espalhada informava que havia galinha-d’angola no porto. Era a senha secreta. Os escravos vinham de Angola para o Brasil. Essa praia ainda hoje lembra o nome. Foi assinada a Lei Áurea. Surtiu pouco efeito. O humor da época espalhou que a lei tinha data de vencimento. Foi difícil a notícia se divulgar no Brasil, com dimensões continentais. Em longínquos lugares, a informação chegou anos depois. Os escravos eram libertos e não tinham onde ficar. Preferiam a casa do senhor, onde tinham vida assentada.


A frase que não foi pronunciada

“Tendo recesso branco por causa da Copa do Mundo, os contribuintes poderiam declarar recesso verde e amarelo e ter perdoadas as parcelas do Imposto de Renda durante os jogos!”
Ideia de reciprocidade de dona Dita.



Papa sem notícia

» Papa Bento XVI está em Fátima, Portugal. Não há cobertura das televisões. Notícia dá conta de que na internet há um site (www.fatima.pt) em que o fato é transmitido. Estranho o que está acontecendo. O núncio apostólico não informou aos fiéis os acontecimentos, que estão guardados em sigilo para quem não aciona a internet. A visita celebrará a visita de Nossa Senhora a três crianças.

Fumódromo

» O presidente JK tinha escritório de um andar no Setor Comercial. Lá está instalado o Stella, restaurante que reúne intelectuais e homens de negócios. O acesso era pelo elevador do prédio. Hoje, a entrada é pela cozinha. Em seguida, vem o grande salão. É projeto de Guga Kaufman refazer salão de bom gosto reunindo coisas de JK. Com conforto e comodidade, será instalado o fumódromo do Stella Grill, com poltronas e mesas para conversas distraídas.

Perigo

» Por falar em fumódromo, na comercial da 306 Norte é comum ver garotos fumando crack. Espanto mesmo foi passar na frente da loja Aladim. Cinco jovens sentados à mesa dividindo um narguilé. Mesmo com tabaco, o narguilé pode ser 450 vezes mais perigoso do que o cigarro. O estudo é do Tobacco Control Collaborating Centre, da Inglaterra.

Calote

» Foi grande o sucesso do aporte em dinheiro para países europeus em dificuldade. A notícia distribuiu alegria no mundo. Falam que esses países venderão papéis com facilidade. Como sempre, os bancos ficam com os lucros. Pode ser também um calote no povo alegre da Europa.

Café

» Houve épocas em que donas de casa tinham tempo. O café do quintal era torrado na hora. A infusão era feita no momento de servir. A explicação dava conta de que processo químico vai se desenvolvendo e alterando o sabor da bebida. Nos dias atuais, o café mais puro é o Nescafé, em que não pode haver mistura.

Tóxico

» Samuel Sanches, encarregado de finanças e logística das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), foi preso no Amazonas, negociando cocaína para o exterior. A polícia seguiu instruções da PF na Amazônia. Acompanhou os fatos até prender o traficante.

Visita

» O Museu de Arte Brasileira, da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), apresenta, de 18 de maio a 18 de julho, a exposição “Visita da família belga ao Brasil — 1920”. A mostra reúne fotografias e documentos da visita feita pelo rei Alberto em companhia da rainha Elizabeth e do príncipe Leopoldo. Visitaram Rio, Teresópolis, Petrópolis, Belo Horizonte, Ouro Preto, São Paulo, Ribeirão Preto e Santos. A exposição ficará em Higienópolis, São Paulo.

Doações

» Em todas as eleições, as doações proveem de vários setores. O PT, por exemplo, recebe dinheiro das empresas ligadas ao governo. O DEM, de construtoras que tenham contato com o partido. O PTB é um dos partidos com maior patrimônio. Roberto Jefferson não nega um cheque de R$ 2 milhões do PT, que só devolverá com recibo. Esse não apareceu e o dinheiro sumiu. Os dados são colhidos oficialmente, para esclarecer eleitores.

Publicidade

» Presidente Lula da Silva fala mal da imprensa. Usa publicidade das televisões que chegam mais cedo ao povo. Nela, expõe a fala que agrada à multidão. Outro dia, fez referência a um golzinho contra o Corinthians e motivou risos de aprovação. No dia seguinte, um time mineiro fez gol sensacional no Corinthians. Esse recebeu apoio apenas dos torcedores.


História de Brasília

Leve-se em conta que, do lado esquerdo, fica a fila de táxis, enquanto que à direita ficam os “autodrive”. A permanência dos táxis é necessária, mas esses precisam ser deslocados, e é o apelo que dirigimos ao chefe de polícia, por meio do dr. Valmores Barbosa. (Publicado em 3/3/1961)

Nenhum comentário:

Postar um comentário