sábado, 29 de outubro de 2011

Metalúrgicos podem entrar em greve

O Globo - 29/10/2011

Trabalhadores querem 5% de aumento real

SÃO PAULO. Os metalúrgicos de São Paulo ameaçam entrar em greve a partir da semana que vem se os empresários não apresentarem uma nova proposta de reajuste salarial. Eles vão se reunir amanhã em uma assembleia na sede do sindicato para decidir sobre a paralisação. Na última quinta-feira, os trabalhadores rejeitaram proposta de reajuste entre 7,5% e 8,4%. Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, disse que um pedido de aumento real de 5% nos salários está de acordo com o desempenho da economia este ano.

As reivindicações são aumento real, elevação do piso, redução da jornada, participação nos lucros para todos, estabilidade aos acidentados e portadores de doenças profissionais, licença-maternidade de 180 dias e inclusão digital, entre outras. A categoria tem data-base em 1º de novembro. A campanha salarial é unificada e envolve cerca de 800 mil trabalhadores.

Em São José dos Campos, no interior de São Paulo, os funcionários da Embraer também rejeitaram uma proposta de reposição da inflação mais aumento real de 1% a partir de 1º de novembro. Um aviso de greve já foi protocolado. Os trabalhadores reivindicam reajuste de 17,45% e redução da jornada de trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário