sexta-feira, 8 de junho de 2012

Mercosul quer teste regional de educação

Valor Econômico - 08/06/2012

Ministros da Educação de países do Mercosul defenderam ontem a criação de um índice de avaliação da qualidade educacional específico para os países da América Latina, em contraponto ao Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), avaliação internacional feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Para os ministros do Mercosul, que participaram ontem da 42ª Reunião de Ministros da Educação do bloco, em Buenos Aires, é preciso criar um novo indicador que considere condições regionais. A proposta, apresentada pelo ministro argentino Alberto Sileone, teve apoio de representantes do Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador e Venezuela.

O Pisa é aplicado a cada três anos e avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências. Em 2009, participaram 65 países e o Brasil ficou no 54º lugar.

O ministro Aloizio Mercadante defendeu que os colegas do bloco também trabalhem para instituir uma comissão para discutir os critérios de avaliação do Pisa, como metodologia e seleção de questões aplicadas em cada um dos países participantes.

Mercadante sugeriu ainda a criação de novos programas de bolsas de estudo para alunos do Mercosul, troca de material pedagógico e programa de intercâmbio para professores da educação básica entre os países do bloco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário