terça-feira, 18 de janeiro de 2011

MEC amplia prazo para inscrição em cursos

Valor Econômico - 18/01/2011

O prazo para as inscrições no Sistema Único de Seleção (SiSU), previsto inicialmente para terminar hoje, foi prorrogado para quinta-feira, dia 20. O Ministério da Educação (MEC) foi obrigado a mudar a data depois que a Justiça determinou que a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) teria que mudar o critério de reserva de vagas da instituição e estender o período de inscrições.

Com a troca de datas, a divulgação dos resultados do processo seletivo, antes marcada para o dia 22, foi adiada para 24 deste mês. Os alunos admitidos no SiSU deverão se matricular nas instituições de ensino superior entre os dias 27 e 31 deste mês, sempre nos dias úteis. As duas chamadas subsequentes, previstas para preencher eventuais desistências, estão agendadas para os dias 4 e 13 de fevereiro.

Todo o novo cronograma está disponível no site do MEC, mas pode sofrer novas alterações. Ontem à noite, a Defensoria Pública da União (DPU-CE) no Ceará anunciou que estuda entrar com pedido de liminar para que as inscrições Sisu sejam suspensas até que os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 tenham acesso ao espelho da correção da folha de respostas e aos argumentos da banca examinadora da redação. A DPU-CE estuda reclamação de estudantes cearenses que tiveram a redação anulada sem explicações ou que alguns espaços reservados para as notas aparecem apenas com um traço.

De acordo com a assessoria de imprensa da DPU-CE, o defensor Carlos Henrique Gondim vai analisar a reclamação decidir, hoje, se irá, ou não, mover ação civil pública (ACP) ou entrar com pedido de liminar para suspender o SiSU.

Ainda ontem o MEC criou um limitador de tempo para o acesso ao SiSU. O estudante terá 20 minutos para movimentar a página e fazer as opções das universidades e a inscrição. Caso a mantenha apenas aberta, sem movimentação, ela será fechada em dez minutos. O objetivo é limitar a navegação excessiva na página e melhorar o acesso aos estudantes, que tiveram problemas no primeiro dia de inscrições, no último domingo.

Criado pelo MEC no ano passado, o SiSU unifica a oferta de vagas em universidades cadastradas. Na edição 2011, são 83.125 vagas em 83 instituições. Para participar do processo, o estudante precisa ter participado do Enem 2010. Os candidatos devem acessar o site e escolher duas opções de curso, elegendo sua prioridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário