sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Educação profissional, mais qualidade no ensino

Ari Cunha - Visto, Lido e Ouvido - Ari Cunha
Correio Braziliense - 07/01/2011

Desde 1960

com Circe Cunha

Era tímida a tentativa de conjugar o ensino técnico e o ensino médio. Os alunos terminavam os estudos apenas com noções básicas, sem estarem aptos a exercer a disciplina como profissão. Os cursos conjugados com o antigo segundo grau eram enfermagem, publicidade e propaganda e fotografia. Eram mais uma diversão do que propriamente profissionalização. O Ministério da Educação retoma a iniciativa para estimular a capacitação dos jovens e também para atender à demanda do mercado de trabalho. Consumidores logo percebem a falta de treinamento, conhecimento e educação no terceiro setor. Qualidade é o que falta. Chega em boa hora a reforma proposta pelo ministro Haddad. O Sistema S (Sesc, Senai e Sesi) tem dado grande contribuição ao país com os excelentes profissionais que prepara. A ideia é estender esse conhecimento e qualidade às escolas. Manter o aluno estudando para aplicar o conhecimento em uma profissão e valorizar os professores, grandes desafios para viabilizar a proposta. (Circe Cunha)



A frase que não foi pronunciada

“Enquanto uns beijam o sapo, outros o engolem.”



Historinha imaginária de um passado não tão distante.



DescARTE

» Embalagens são um desperdício. Como ainda não há a cultura do refil no país, a criatividade é a saída. O Ministério do Meio Ambiente prepara uma cartilha para ser distribuída nas escolas. Assunta Camilo, do Instituto de Embalagens, quer aplicar a maneira inteligente de descarte nas 350 salas verdes do país. As crianças são fundamentais na ação.



Calma

» Toda decisão tomada pelo novo governo deve passar por um estudo antes de ser anunciada. O caso do acordo com laboratórios para o abatimento no preço dos remédios para o câncer linfático foi típico. Baixar o preço pago ao SUS pelo tratamento da leucemia causou espanto. A Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia não foi ouvida e protesta.



Curiosidade

» Por falar em SUS, no Brasil, a saúde pública aumenta o número de atendimentos alternativos. A acupuntura passou de 200 mil procedimentos. Em algumas regiões do país há mais variedades de tratamentos. Música, massagens, prática de banhos e fitoterapia são algumas.



Barato

» Ideia da deputada Vanessa Grazziottin é que todas as farmácias sejam obrigadas a colocar em lugar visível uma lista com os genéricos disponíveis e preços para facilitar a vida do consumidor. Agora falta a aprovação dos senadores.



Piada

» Fácil acreditar no que diz o peemedebista Michel Temer. Não há briga entre PT e PMDB quanto a nomeações no governo. Para comprovar, basta aguardar a primeira votação no plenário.



Novela

» Ainda este ano volta a discussão sobre a obrigatoriedade do diploma para o exercício da função de jornalista. Proposta de emenda à Constituição vai ser discutida no plenário da Câmara dos Deputados. O relator da matéria, deputado Hugo Leal, quer ouvir os setores envolvidos.



Sem visto

» Passaporte diplomático para os filhos do

ex-presidente Lula não tem respaldo na lei. Por terem mais de 21 anos, Luis Claudio e Marcos Claudio perdem o direito. Uma brecha encontrada pelo Itamaraty é que quem não preenche os quesitos pode portá-los em função do interesse do país. Que interesses são esses, ninguém sabe.



PNE 30

» Ainda pendente o documento recebido pela senadora Marisa Serrano com o timbre do Fórum de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Há estudos da Eletrobras e da Eletronuclear para a seleção de usinas nucleares e de álcool na planície pantaneira e na Bacia do Alto Paraguai. Ecologistas e o Ministério do Meio Ambiente estão atentos.



Novidade

» Em pouco tempo unidades do governo se comunicarão por videoconferência. A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação vai padronizar a aquisição dos aparelhos.



História de Brasília

Sua Alteza Imperial D. João de Orleans e Bragança mandou suspender suas obras em Brasília. Estão paralisados os trabalhos na Superquadra 102. (Publicado em 26/3/1961)

Nenhum comentário:

Postar um comentário