Valor Econômico - 27/04/2012
No "Resumo Técnico do Censo Escolar da Educação Básica 2011", divulgado nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) admite que é preciso corrigir o fluxo de alunos do ensino fundamental e que o nível médio no país deveria ter mais 2 milhões de alunos para chegar "a uma situação de equilíbrio" nas matrículas. O documento mostra que, nos últimos cinco anos, o número de alunos do ciclo ficou estável em torno de 8,4 milhões.
"O aluno potencial do ensino médio é o concluinte do ensino fundamental. A estimativa é que a situação de equilíbrio da matrícula seja em torno de 10,4 milhões, que corresponde à população na faixa etária de 15 a 17 anos." O ensino médio é uma das modalidades mais problemáticas da educação básica brasileira, com baixa taxa de conclusão, de 50%.
Por outro lado, o médio profissional tem registrado crescimento das matrículas. Em 2011, foi o ciclo educacional que mais cresceu, com 993.187 matrículas, um alta de 7,5% sobre 2010.
No "Resumo Técnico do Censo Escolar da Educação Básica 2011", divulgado nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) admite que é preciso corrigir o fluxo de alunos do ensino fundamental e que o nível médio no país deveria ter mais 2 milhões de alunos para chegar "a uma situação de equilíbrio" nas matrículas. O documento mostra que, nos últimos cinco anos, o número de alunos do ciclo ficou estável em torno de 8,4 milhões.
"O aluno potencial do ensino médio é o concluinte do ensino fundamental. A estimativa é que a situação de equilíbrio da matrícula seja em torno de 10,4 milhões, que corresponde à população na faixa etária de 15 a 17 anos." O ensino médio é uma das modalidades mais problemáticas da educação básica brasileira, com baixa taxa de conclusão, de 50%.
Por outro lado, o médio profissional tem registrado crescimento das matrículas. Em 2011, foi o ciclo educacional que mais cresceu, com 993.187 matrículas, um alta de 7,5% sobre 2010.
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