Diário dos Campos
AdemarTraiano
O governador Beto Richa deu início, na última quarta-feira (21) ao processo que vai equiparar o salário dos professores da rede estadual de ensino aos vencimentos básicos dos demais servidores do Estado que possuem nível superior. Quando completada a equiparação, os professores do Paraná terão incorporado aumentos reais de 26% em seus salários.
Na solenidade da quarta-feira Beto assinou a lei que concedeu um reajuste salarial de 5,91% para professores ativos e aposentados da rede estadual de ensino. Esse reajuste, que representa a primeira parcela da equiparação salarial, beneficiou 84.165 professores. Ele se soma a outro, de 6,88%, concedido este ano a todo o funcionalismo, e resultará num aumento de 12,79% para a categoria em 2012.
Além de sancionar o reajuste salarial, o governador autorizou o pagamento, em setembro, de promoções e progressões para 21.852 professores e funcionários das escolas do Estado. "Mais que o rigoroso cumprimento de compromissos de campanha as medidas que vem sendo adotadas pelo governo do Estado representam uma manifestação de respeito à figura do professor e resgate de uma dívida histórica com uma categoria que costumava ter seus salários achatados", destacou o governador Beto Richa.
O governador recordou que os recursos para atender aos compromissos assumidos com os professores só foram obtidos a partir de medidas rigorosas de austeridade e contenção de gastos. "Quando iniciamos o mandato a situação financeira do Estado estava ruim e há um esforço muito grande por parte de toda a equipe de governo para organizar o caixa. Conseguimos uma economia de 18% nos gastos de custeio e iniciamos a recuperação das contas para garantir investimentos e melhores salários para os servidores", disse Beto.
A valorização do profissional de ensino e da educação são prioridades absolutas deste governo. Uma das formas de demonstrar essas prioridades é com o pagamento de salários dignos aos professores do Estado. O governador vem deixando claro que todos os sacrifícios para se atingir esta meta serão feitos. Os esforços do governo do Estado para resgatar a dívida que tem com os professores são reconhecidos publicamente pelos representantes da categoria.
"O governo está corrigindo uma injustiça feita com os profissionais do magistério e fazendo o seu papel em debater em conjunto com a classe sindical avanços que todos buscamos, que é a valorização do professor", disse a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, Marlei Fernandes, durante a solenidade da assinatura do aumento aos professores.
O respeito aos professores e a convicção que uma sociedade só progride quando valoriza a educação são diretrizes de vida que Beto Richa recebeu em casa. De sua mãe, dona Arlete, que é professora e de seu pai, o ex-governador José Richa, que se notabilizou por valorizar o funcionalismo público e os professores do Paraná. Os professores do Estado podem estar certos que voltaram a ter no palácio do governo um aliado que vai fazer todos os esforços para valorizá-los e atender suas reivindicações.
O autor é deputado estadual pelo PSDB e líder do governo na Assembleia Legislativa